Anos 90, nesta década a Óptica & Optometria Catarinense e Brasileira inicia uma grande mudança.


Um grupo de Ópticos se reúne em Lages, o ano é 1999 dois anos após a criação do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria CBOO e fundam o CrOO-SC Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de Santa Catarina.


A Óptica passa a contar com um centro de formação profissional na mesma cidade da fundação do CrOO-SC, já a Optometria nos anos 90 era técnica sem um centro de formação e os poucos profissionais no estado que desafiavam a ordem instalada desde 1932 sofriam graves sanções pessoais e profissionais.


O Colégio Nacional de Óptica e Optometria CNOO e a Universidade do Contestado UnC – Campus Canoinhas, começam a mudar esta história, a primeira escola formava Técnicos em Optometria e a segunda Bacharéis em Optometria; ou seja; saímos da não formação para em menos de 2 anos com duas importantes escolas formando Optometristas no Estado.

As escolas conseguem autorização do MEC e assim conseguimos formar com titulação válida em todo território nacional; o Brasil passa de uma vez por todas a fazer parte do hall de países que possuem Optometristas entre seus profissionais de atenção à saúde.
Santa Catarina é referência no cenário nacional, pois fomos pioneiros em conseguir autorização e regulamentação do MEC para o curso superior de Bacharelado em Optometria.


Os diretores fundadores do CrOO-SC estão diretamento ligados a esta realidade.
O CrOO-SC tem como prerrogativa, educar, auxiliar e organizar os profissionais da Óptica & Optometria no Estado, como a presença do profissional determina o local de trabalho, podemos e devemos auxiliar o profissional a organizar o ambiente laboral também.


Portanto devemos continuar construindo nossa historia com ações que visem organizar o setor Óptico, inclusive com centros de formação de referência, e principalmente organizar de forma que tenhamos um profissional Optometrista atendendo dentro de padrões éticos internacionais e que respeite as leis vigentes.

 

Um agradecimento especial para: Sr. Ricardo Domingos Mondadori – Presidente fundador do CrOO-SC, Sr. Ismael Carvalho – Vice Presidente fundador do CrOO-SC e principal responsável pela criação do curso de Bacharelado em Optometria na UnC, Sr. Oni Sérgio Jorji – Presidente CrOO-SC gestão 2007 / 2015.


Juan Pablo Bretas
Presidente CrOO-SC Gestão 2015 / 2019

CrOO-SC C. Regional de Óptica, Optometria e Contatologia do Estado de Santa Catarina.

Endereço: Rua Senador Felipe Schmidt, 71, centro, sala 01 - Centro Canoinhas-SC

CEP: 89460-050 | Fone: (47) 3622-7620 | 99911-9495 | E-mail: secretaria@croosc.org.br

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle